segunda-feira, 9 de junho de 2014

CNI ganha assento no Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho

Gerente-executiva de Relações do Trabalho da instituição, Sylvia Lorena, foi eleita para fazer parte do colegiado do braço da ONU para a área trabalhista. Escolha é vitória para a indústria no debate mundial sobre o tema.


A Confederação Nacional da Indústria (CNI) conquistou espaço importante nas discussões mundiais sobre o mundo do trabalho. Na segunda-feira (2), a gerente-executiva de Relações do Trabalho da CNI, Sylvia Lorena, passou a integrar o Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A eleição foi realizada em Genebra, na Suíça, durante a 103ª Conferência Internacional do Trabalho, instância máxima do órgão que reúne governos nacionais, representações de empregadores e de trabalhadores.

O Conselho de Administração é o órgão executivo da OIT responsável por definir políticas da entidade e analisar temas ligados ao mundo do trabalho, ao redor do globo. O colegiado é formado por 56 membros titulares (28 governos, 14 empregadores e 14 trabalhadores) e por 66 membros adjuntos (28 governos, 19 empregadores e 19 trabalhadores). Sylvia Lorena foi eleita como membro-adjunto para um mandato de três anos.

A OIT - Criada em 1919, a Organização Internacional do Trabalho foi estabelecida após a 1º Guerra Mundial. Com uma estrutura tripartite, tem o objetivo de promover normas, princípios e direitos fundamentais do trabalho, gerar empregos dignos, fomentar a proteção social e fortalecer o tripartismo e o diálogo social. O Brasil está entre os membros fundadores da organização.

A Conferência Internacional do Trabalho é seu órgão máximo, que se reúne anualmente, em geral entre os meses de maio e junho, para discutir temas com maior recorrência nos países-membros.

Por Guilherme Queiroz
Foto: Miguel Ângelo
Do Portal da Indústria

Nenhum comentário:

Postar um comentário