sexta-feira, 24 de outubro de 2014

O poder para o mal será a perdição da humanidade!

Tarcisio Angelo Mascarim

           Lendo e pesquisando na Bíblia e no Google sobre a origem do mundo, da humanidade, as razões de tantas guerras, os motivos de tantos pecados, as origens das religiões, chego as seguintes conclusões:
1 - Existe um ser superior e absoluto, que chamamos de Deus, que nos permite existir, com fé, por amor, pelo amor e para o amor;
2 - Existe um ser chamado Diabo (espírito do mal), que age sempre, por meio dos principados, que são as autoridades políticas sobre reinos, países, estados e municípios, que são os reis, presidentes, governadores e prefeitos. Como exemplo, citamos o caso de Herodes, que tentou matar o recém-nascido Jesus (Mateus 2, 16). Além disso, o Diabo age visando o domínio completo das potestades que estabelecem seu reinado no poder religioso. São as potestades que dirigem a orientação espiritual dos povos e controla suas religiões. Como exemplo, cito que este Diabo agiu sobre os principais sacerdotes,  Sinédrio e Caifás, para que viessem prender, julgar e por fim crucificar Jesus (Mateus 26,57-68). Há outros exemplos na história humana, sobre a ação dos principados e potestades unidas. Quem não se lembra da inquisição da Igreja Católica, na qual milhares de pessoas que contrariaram a Igreja (que tinha o domínio sobre o governo) eram queimadas vivas. Existem também os Dominadores, que são os espíritos que agem no intelecto humano e os espíritos que atuam na saúde, causando, enfermidades e se apossando das pessoas.
           Voltemos à origem, para sabermos o por que de  tudo o que acontece de mau no mundo. Quando Deus criou o mundo, o homem e a mulher, foi para que vivessem sempre no Jardim do Eden, por amor, pelo amor e para o amor, onde tinham de tudo para as suas necessidades. E deu-lhes o livre arbítrio, que é a capacidade de escolha. Deus apenas colocou uma exigência para o homem e a mulher permanecerem no Jardim do Eden: não comer do fruto do conhecimento. Entretanto, no Jardim do Eden existia, também, o Diabo (espírito do mal), no corpo de uma serpente, que convenceu a mulher (Eva) para que se alimentasse do fruto do conhecimento. Eva não só comeu, como ofereceu ao Adão, que aceitou. Foi o primeiro pecado da mulher e do homem, em função do livre arbítrio, ou seja, o direito de escolher entre o bem e o mal . Por isso, Deus os expulsou do Jardim do Éden, dizendo que Adão terá que viver de seu próprio esforço e Eva sentiria a dor do parto.
        Como Deus desejava que a humanidade vivesse com fé e por amor, pelo amor e para o amor, e como a humanidade sempre ouviu mais o Diabo (espírito do mal), permanecendo em pecado, Deus foi obrigado a agir, destruindo cidades e até mandando o dilúvio para acabar com os pecadores, salvando apenas a família de Noé, para a continuidade do mundo.
         Infelizmente, por meio  dos  principados, potestades, dominadores e outros espiritos,  o  Diabo (espírito do mal) tem convencido a humanidade ao pecado. Assim, Deus para dar mais uma chance antes de acabar com tudo, resolveu mandar para a Terra, por meio de uma virgem, seu filho Jesus, que vem em forma de homem, com o propósito de morrer, como um sacrifício voluntário para salvar o mundo do pecado, com ensinamentos, pregando o evangelho e curando toda a sorte de doenças e enfermidades entre o povo, inclusive expulsando espíritos do mal, que se apossaram de pessoas.
           Para isso, Jesus escolheu, apenas, 12 apóstolos para ajudar a divulgar a Palavra de Deus. Os 12 apóstolos eram pastores, pescadores, coletores de impostos e outras funções bem comuns, porém, indispensáveis ao trabalho. Jesus os advertia de que a vida não seria nada fácil para todos eles e os riscos não seriam poucos. Cito algumas dessas advertências:
       - “E até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós. E de todos sereis odiados por causa de meu nome (Lucas 21, 16.17)”;
          - “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Mas tudo isso vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou (João 15, 18.21)”;
          - “Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas. Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios e vos açoitarão nas suas sinagogas (Mateus 10, 16.17)”.
          Ainda assim, os apóstolos escolheram o caminho de Jesus, com fé e por amor a Deus, embora Jesus tivesse profetizado o fato e a Palavra atesta que havia influência do Diabo (espírito do mal). Todos sabiam que, como o Messias, eles também seriam perseguidos.
           Para demonstrar o poder do Diabo (espírito do mal), na influência das pessoas, dotadas do livre arbítrio (o direito de escolher entre o bem e o mal), além de prender, julgar e condenar Jesus para ser crucificado, a morte espreitava de perto os apóstolos. Os dados são imprecisos sobre a morte dos apóstolos, mas vamos apresentar o que encontramos.
          Um dos apóstolos cuja morte está registrada nas Escrituras é Tiago (o irmão de João). “E por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar; E matou à espada Tiago, irmão de João (Atos 12, 1.2)”.
         Outro seguidor de Cristo cujo fim consta na Bíblia é Judas Iscariotes, que traiu Jesus influenciado pelo Diabo (espírito do mal), enforcou-se, corroído pelo remorso.
          Pedro teria sido crucificado em Roma quando da perseguição do imperador Nero aos cristãos. Há a crença de que tenha sido crucificado de cabeça para baixo, e duas versões para o motivo. Conforme a primeira, foi a seu próprio pedido, por não se achar digno de morrer da mesma forma que seu Salvador. A segunda hipótese era a de que isso foi feito para humilhá-lo ainda mais. Teria morrido sufocado pelo próprio sangue.
         André, segundo creem, foi amarrado a uma cruz em forma de “X” na Grécia, aonde foi para pregar o Evangelho.
         Tomé, o que só acreditou na ressurreição de Jesus após ver e tocar seus estigmas, tornou-se um dos mais ativos pregadores no leste da Síria. Teria sido morto na Índia por lanças de soldados locais.
          Felipe teria sido executado por ordem de um nobre de Cartago (norte da África, então Ásia Menor), irado por sua esposa ter-se convertido ao cristianismo por causa do apóstolo. Uns afirmam que foi preso e torturado até morrer, enquanto outros defendem que foi crucificado. Há ainda quem diga que foi crucificado e apedrejado na Frígia, na atual Turquia.
        Mateus, o ex-publicano (coletor de impostos) teria sido apunhalado na Etiópia, segundo a tradição.
          Dizem  que  Bartolomeu  foi  esfolado  vivo  e  decapitado  a  mando  do  dirigente   de Albanópolis, atual Derbent, na Rússia, onde ele teria chegado em trabalho de evangelização.
            Tiago, filho de Alfeu, parente de Jesus e influente líder do cristianismo em Jerusalém, pode ter sido apedrejado na cidade logo após a morte do governador romano Pôncio Festo, no ano 62, segundo o historiador Flávio Josefo em sua famosa obra “Antiguidade Judaica”. A acusação para tal sentença seria a “violação da lei” dos judeus, alegado pelo sumo-sacerdote Ananus.

           Simão,  conforme  dizem,  foi  morto  a  machadadas pela multidão instigada por sacerdotes pagãos e autoridades após negar sacrifício ao deus sol na Pérsia. Este também teria sido o destino de Judas Tadeu, na mesma ocasião.
            Matias, que substituiu Judas Iscariotes (Atos 1, 15.26), segundo a tradição, seguiu a pregar pela Síria com André. Teria sido executado numa fogueira.
            Lucas,  o  médico,  não conheceu Jesus pessoalmente, mas recolheu relatos dos apóstolos e escreveu o evangelho que leva seu nome em linguagem mais detalhada. A ele também é atribuída a autoria do livro de Atos. Teria sido enforcado em uma árvore na Grécia.
            Paulo, ex-Saulo de Tarso, perseguidor de cristãos convertido em um  dos  maiores evangelistas da história, não conviveu com Jesus quando Ele habitou a Terra em carne, mas é até hoje considerado um grande apóstolo. Teria sido decapitado em Roma.
           João, o apóstolo do Apocalipse, pode ter sido o único discípulo direto de Jesus que teve morte natural, atingindo idade bem avançada (por volta de 100 anos). Fugindo à perseguição do imperador romano Domiciano, refugiou-se na ilha de Palmos, na Grécia, onde teria tido as visões que resultaram no texto do último livro bíblico, o Apocalipse. Segundo o historiador Eusébio de Cesareia, teria morrido em Éfeso.
      Conforme se verifica, os apóstolos por pregar as palavras de Jesus, foram perseguidos e mortos, pela influência do Diábo (espírito do mal) junto aos principados, potestades, dominadores e outros espíritos.
        Esta influência maligna do Diabo (espírito do mal), junto a humanidade, tem  refletido no número de seguidores de Jesus, conforme a pesquisa de 2010, que constatou que a  população do mundo é de 6,9 trilhões de pessoas e há apenas 2 bilhões de cristãos seguidores de Jesus, o que representa 0,29%. Esta pequena participação de seguidores de Jesus, junto à população do mundo, vem confirmar as palavras dEle, segundo Mateus 22, 14 quando disse que, “muitos serão os chamados, mas serão poucos os escolhidos”.
           Antes de perdermos o Reino de Deus, por ouvirmos mais o Diabo (espírito do mal), que oferece de tudo, e não caminharmos com fé para o caminho de Deus, permito, para a nossa reflexão, transcrever algumas passagens de Jesus:
           A  primeira  delas:  “Jesus  é  tentado”  (Mat.4,1-11). Então  Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo (1). Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome (2). O tentador aproximou-se dele e disse: “Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães” (3). Jesus respondeu: “Está escrito 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (4). Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse (5): “Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: 'Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra' (6). Jesus lhe respondeu: “Também está escrito. 'Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus”' (7). Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos reinos do mundo e o seu esplendor (8). E disse-lhe: “Tudo isto te darei se te prostrares e me adorares” (9). Jesus lhe disse: “Retire-se, Satanás! Pois está escrito: 'Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto”' (10). Então o Diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram (11).
          A segunda é: “Para entrar no Reino de Deus” (Mat.22,35/40). E um deles, doutor da lei, interrogou-o para experimentar, dizendo (35): “Mestre, qual é o grande mandamento da lei?” (36). E Jesus disse-lhe: “Amarás o Senhor teu Deus, de todo o seu coração e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento (37). Este é o primeiro e grande mandamento (38). E o segundo, semelhante a este é: 'Amarás o teu próximo como a ti mesmo (39). Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas(40)”.


  Nestas duas passagens, Jesus  mostra,  na  primeira,  o  que você  deve escolher
quando for tentado pelo Diabo (espírito do mal) e na segunda, nos ensina, com amor e fé, como entrar no Reino de Deus.
         Antes de sua morte, Jesus anunciou a sua vinda para escolher os eleitos que viveriam eternamente e detalha vários sinais que antecedem a sua volta, em Mateus 24,4/31.
            Para finalizar e para nossa reflexão sobre as nossas atitudes futuras, transcrevo os versículos 29-31:
“Imediatamente após a tribulação daqueles dias: o sól escurecerá e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu, e os poderes celestes serão abalados (29). Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória (30). E Ele enviará os seus anjos com grande som de trombeta, e estes reunirão os seus eleitos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus (31).”  

(Tarcisio Angelo Mascarim é Secretário do Desenvolvimento Econômico de Piracicaba e diretor do SIMESPI)




Nenhum comentário:

Postar um comentário