quarta-feira, 8 de julho de 2015

O alerta do Papa Francisco! - Tarcisio Angelo Mascarim

Sinceramente, eu espero que os países membros do G7, bem como todos os demais países do mundo, leiam a Carta Encíclica do Papa Francisco “Laudato Si (Louvado Seja)” e tenham a consciência de atender ao apelo do nosso representante  perante Deus para salvarmos a mãe Terra - que foi criada por Deus para uso e gozo de todos os viventes - protegendo o meio ambiente e, com isso, evitando a sua devastação.
        Nesta carta, o Papa Francisco cita os alertas dos papas Santo Papa João XXIII, que mais de cinquenta anos atrás dirigiu a mensagem “Pacem in terris”; Beato Papa Paulo VI, que oito anos depois da “Pacem em terris”, dirigindo-se à FAO, falou da possibilidade duma “catástrofe ecológica sob o efeito da explosão da civilização industrial”; São João Paulo II debruçou-se, com interesse sempre maior, sobre este tema; Bento XVI renovou o convite a “eliminar as causas estruturais das disfunções da economia mundial e corrigir os modelos de crescimento que parecem incapazes de garantir o respeito do meio ambiente”.´ Ele também cita outras igrejas e comunidades cristãs – bem como noutras religiões – que têm desenvolvido uma profunda preocupação com o meio ambiente.
         Papa Francisco  fala,  também,  da  contribuição do Patriarca de Constantinopla, Ecumenico Bartolomeu, religioso grego e principal Bispo da Igreja Ortodoxa, desde o inicio de 1991, o qual tem se referido particularmente à necessidade de cada um se arrepender do próprio modo de maltratar o planeta, porque “todos, na medida em que causamos pequenos danos ecológicos”, somos chamados a reconhecer “a nossa contribuição – pequena ou grande – para a desfiguração e destruição do ambiente”.
        A seguir, é citado o São Francisco de Assis, do qual o Papa Francisco tomou o nome, por guia e inspiração, no momento de sua eleição para Bispo de Roma, por  considerá-lo exemplo por excelência do cuidado pelo que é frágil e por uma ecologia integral.
      O apelo do  Papa Francisco  é  o urgente  desafio de proteger a nossa casa comum (mãe Terra) e a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois acredita que as coisas podem mudar. 
          Ele lança, também,  um  convite urgente  a  renovar  o diálogo sobre a maneira como estamos a construir o futuro do planeta. Diz que precisamos de um debate que nos una a todos, porque o desafio ambiental, que vivemos, e as suas raizes humanas dizem respeito e tem impacto sobre todos nós.
      Para se ter uma ideia do maravilhoso conteúdo da Carta Enciclica do Papa Francisco “Laudato Si (Louvado seja)”, permito transcrever apenas os títulos de seus capítulos: O que está a acontecer à nossa casa – itens 17 a 61; O evangelho da criação – itens 62 a 100; A raiz humana da crise ecológica – itens 101 a 136; Uma ecologia integral – itens 137 a 162; Algumas linhas de orientação e ação – itens 163 a 201; Educação e espiritualidade ecológicas – itens 202 a 246.
          Para  finalizar,  transmito  apenas  o  final do documento: “246. Depois desta longa reflexão jubilosa e ao mesmo tempo dramática, proponho duas orações, uma que podemos partilhar todos quantos acreditam num Deus Criador Onipotente, e outra pedindo que nós, cristãos, saibamos assumir os compromissos para com a criação que o Evangelho de Jesus nos propõe:
Oração pela nossa terra - Deus Onipotente, que estais presente em todo o universo e na mais pequenina das vossas criaturas. Vós que envolveis com a vossa ternura tudo o que existe, derramai em nós a força do vosso amor para cuidarmos da vida e da beleza. Inundai-nos de paz, para que vivamos como irmãos e irmãs sem prejudicar ninguém. Ó Deus dos pobres, ajudai-nos a resgatar os abandonados e esquecidos desta terra que valem tanto aos vossos olhos. Curai a nossa vida, para que protejamos o mundo e não o depredemos, para que semeemos beleza e não poluição nem destruição. Tocai os corações daqueles que buscam apenas beneficios à custa dos pobres e da terra. Ensinai-nos a descobrir o valor de cada coisa, a contemplar com encanto, a reconhecer que estamos profundamente unidos com todas as criaturas no nosso caminho para a vossa luz infinita. Obrigado porque estais conosco todos os dias. Sustentai-nos, por favor, na nossa luta pela justiça, o amor e a paz.
Oração cristã com a criação - Nós Vos louvamos, Pai, com todas as vossas criaturas, que saíram da vossa mão poderosa. São vossas e estão repletas da vossa presença e da vossa ternura. Louvado sejais! Filho de Deus, Jesus, por Vós foram criadas todas coisas. Fostes formado no seio materno de Maria, fizestes-Vos parte desta terra, e contemplastes este mundo com olhos humanos. Hoje estais vivo em cada criatura com a vossa glória de ressucitado. Louvado sejais! Espírito Santo, que, com a vossa luz, guiais este mundo para o amor do Pai e acompanhais o gemido da criação. Vós viveis também nos nossos corações a fim de nos impelir para o bem. Louvado sejais! Senhor Deus, Uno e Trino, comunidade estupenda de amor infinito, ensinai-nos a contemplar-Vos na beleza do universo, onde tudo nos fala de Vós. Despertai o nosso louvor e a nossa gratidão por cada ser que criastes. Dai-nos a graça de nos sentirmos intimamente unidos a tudo o que existe. Deus de amor, mostrai-nos o nosso lugar neste mundo como instrumentos do vosso carinho por todos os seres desta terra, porque nem um deles sequer é esquecido por Vós. Iluminai os donos do poder e do dinheiro para que não caiam no pecado da indiferença, amem o bem comum, promovam os fracos, e cuídem deste mundo que habitamos. Os pobres e a terra estão bradando: Senhor, tomaí-nos sob o vosso poder e a vossa luz para proteger cada vida, para preparar um futuro melhor, para que venha o vosso Reino de justiça, paz, amor e beleza! Amen.
Dado em Roma, junto de São Pedro, no dia 24 de Maio - Solenidade de Pentecostes – de 2015, terceiro ano do meu Pontificado. Francisco”.
      Encerrando quero convidar a todas as pessoas, físicas ou jurídicas, entidades públicas e privadas, entidades que defendem o meio ambiente, que leiam na íntegra esta Carta Enciclica do Papa Francisco “Laudato Si (Louvado Seja)”.

(Tarcisio Angelo Mascarim é secretario de Desenvolvimento Econômico de Piracicaba e Diretor do SIMESPI)


Nenhum comentário:

Postar um comentário